Depois de cinco iniciativas coradas de êxito, dinamizadas na antiga escola primária de Chãos, em Ferreira do Zêzere, a Associação "Arca de Lis" decidiu transplantar o evento até Tomar no sentido de alcançar mais público e indo ao encontro da dinâmica da cidade templária. Assim nasceu o "Trocado - Feira sem energia do dinheiro" que acontece em paralelo com o "Mouchão Alternativo", uma feira franca que se realiza no jardim do Mouchão sempre no primeiro domingo de cada mês.
A próxima é já no domingo, dia 7 de Abril, entre as 10h e as 18 horas, estando aberta à participação de todos aqueles que tenham coisas em casa que podem ser trocadas por outras que façam mais falta. Por exemplo, aquela colecção de Cd's ou de livros que está a ganhar pó num canto pode ser trocada por aquele aparelho que tanto precisa, assim os dois intervenientes na troca o entendam. Depois, após uma inscrição prévia pelo telemóvel 919 219 498 ou email arcadelis.zonacentro@gmail.com, basta aparecer nas imediações da Estalagem de Santa Iria, com os objectos, trazer uma manta, lençol ou mesa para os expor e muita energia positiva. Se o expositor encontrar um objecto do seu agrado, antes de se apropriar dele, deve negociar com o seu homólogo. A troca resulta sempre de um consenso entre as partes.
"A troca é uma real alternativa à crise permitindo, sem a energia do dinheiro, trocar produto por produto ou serviço por serviço. No mercado, merca-se. No Trocado, troca-se", refere Cristiano Gandra, da associação. Entretanto, a "Arca de Lis" necessita de voluntários para ajudarem na logística do evento, que contempla ainda a realização de jogos tradicionais e outras actividades lúdicas. Os interessados em beneficiar esta vivência devem contactar a organização. A entrada na feira faz-se mediante a entrega de géneros alimentares não perecíveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário